Como ler Tablaturas e fazer SOLOS INCRÍVEIS no VIOLÃO

Olá violeiro de plantão, tudo bem com você?

Hoje a nossa aula será muito interessante, pois iremos falar sobre SOLOS e TABLATURAS!

Por acaso ,você já sabe o que é uma tablatura?
Já ouviu falar no assunto?

Bom hoje o dia pelo visto vai ser muito educativo, pois você irá aprender como LER e escrever esses números espalhados pelo braço do violão.. Talvez você já tenha visto eles antes, principalmente quando você busca a cifra de uma música que contenha um solo!

Então caro aluno, tablatura nada mais é que uma representação do braço do violão, que indica qual corda e a casa que você deve tocar. As linhas horizontais representam as cordas e, sobre às linhas, são colocados números que representam a casa onde a nota se encontra.

Vamos ver o exemplo abaixo para ficar mais claro:

Uma casa no violão é a distância de um traste ao outro. (traste é o ferrinho que divide o braço do violão, em várias partes). Os números acima do braço do violão 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 corresponde ao número de cada casa.

Resumindo: aonde está o número 1 corresponde a casa 1, aonde está o número dois corresponde a casa 2.

Deu para entender?

Então, agora vamos conhecer um pouco as cordas do seu violão.

Nota

  • A corda no topo é a mais grossa – 6° corda (memorize bem o numero de cada corda);
  • A corda na extremidade inferior é a mais fina – 1° corda.

A nota musical que coloquei dentro das bolinhas vermelhas, em cima de cada corda, corresponde a corda sendo tocada solta.

Ou seja, se você tocar a primeira corda de baixo para cima do seu violão (a corda mais fina e aguda) ela irá emitir a nota Mi ou E.

Vamos ver agora um exemplo de tablatura, para facilitar o estudo;

Exemplo 1

E———————– Corda 1
B——4—————- Corda 2 (CORDA Si – 2ª corda de baixo para cima)
G———————– Corda 3
D———————– Corda 4
A———————– Corda 5
E———————– Corda 6

Toca-se:

4ª (quarta) Casa  da  2ª(segunda)  Corda.

A imagem abaixo mostra qual nota você deve tocar conforme está a tablatura. (repare bem no número de cada corda, pois na tablatura a corda mais fina sempre é a primeira – olhando de cima para baixo -, ao contrário do braço do violão, que a primeira corda é a mais grossa 6ª)

Exemplo 2


E———————— Corda 1
B———————— Corda 2
G———————— Corda 3
D———————— Corda 4
A——0—————- Corda 5
E———————— Corda 6 

Toca-se:

Apenas a 5ª (quinta) Corda solta.

Obs.: Quando temos o número zero, toca-se a corda solta.

 

 

Exemplo 3

E————————— Corda 1
B———–6————– Corda 2
G——-5—————— Corda 3
D—————-0——— Corda 4
A————————— Corda 5
E————————— Corda 6

Toca-se:

5ª Casa  da  3ª Corda;
6ª Casa  da  2ª Corda;
4ª corda solta.

Veja o exemplo abaixo de como você toca essa sequência

Pronto amigão! Se você entendeu todos os exemplos até agora, você já sabe ler TABS!

Para reforçar a lição de hoje, vamos tocar um solinho?
A melodia que veremos agora é do Filme Ases Indomáveis – TOP GUN Arthem

Veja abaixo a tablatura da música.

E——————————————————————-|
B—–8–8–6-5-6-5————–5—–5–6–5—–5———|
G–5——————7–7–5–7—–7———–7—–7–7–|
D——————————————————————-|
A——————————————————————-|
E——————————————————————-|

E————————————————————-|
B—–8–8–6-5-6-5————–5—–5–6–5—–8—|
G–5——————7–7–5–7—–7———–7——|
D————————————————————|
A————————————————————|
E————————————————————|

Para facilitar a lição acima veja o vídeo mostrando como tocar essa tablatura:

Nota: para fazer este exercício, toque as notas com seu dedo polegar da mão direita (se você for destro).

Atenção:

Esta aula é uma Amostra Grátis do Curso de Violão Popular Guitarnow!
Que já ensinou mais de 200 mil pessoas em mais de 30 países, a tocar violão em apenas 30 dias!

Você já deve ter percebido que tocar violão é muito fácil e divertido, não é?

Então, por que não investir?

Com o método completo de Violão Guitarnow, você aprende a tocar violão em apenas 30 DIAS, ou devolvemos seu dinheiro. Risco Zero para você!

O bacana é que o Curso de Violão Guitarnow é o método mais barato do Brasil! Você recebe 2 cds em sua casa com o Curso em alta definição, e com suporte para garantir o seu aprendizado.

Tudo isso a partir de R$ 8 reais ao mês ou R$ 59,90 à vista (escolas de música cobram isso apenas como taxa de matrícula).

Clique Aqui para tocar violão nos próximos 30 dias Garantido!

Desejo a você um ótimo estudo!

Att
Antonio Braun
Equipe Prime Cursos do Brasil